A chuva tem cheiro?

Descubra se é mesmo a água o fator responsável pelo cheiro característico que exala quando está chovendo.
Durante uma chuvarada vem sempre aquele aroma gostoso e característico, não é mesmo? Então, será que dá para falar que a chuva tem esse cheiro? Ou seria a terra a responsável por esse odor?
Apesar da chuva ter tudo a ver com essa fragrância, o que realmente emite o cheiro característico que surge com a água do céu são microrganismos. Isso porque, com as primeiras gotas caídas, ocorre uma espécie de abalo, que impulsiona para a atmosfera algumas partículas da camada mais superficial do solo.



Nesse momento, como explicam os cientistas, além dos grãos de terra, o impacto das gotas lança no ar colônias de uma bactérias que vive no solo, chamada de Streptomyces. Por mais engraçado que pareça, são elas as grandes responsáveis pelo odor.

Aliás, o que reconhecemos como cheiro da chuva é, na verdade, a fragrância de células reprodutoras (esporos) que esses micro-organismos liberam. Esse processo, que dá origem a novos seres da colônia e exala o odor debatido, só acontece quando a área onde as Streptomyces vivem fica úmida.
Assim, nas épocas de seca, essas bactérias entram em um estado de hibernação, chamado latência. Nesse período, elas continuam vivas, mas sem se reproduzir.
Mas, se você ficou escandalizado com a origem desse cheiro que tanta gente gosta, não se preocupe. Estudiosos garantem  que a Streptomyces não faz mal ao ser humano. Pelo contrário, muitas das espécies desse gênero servem como matéria-prima para a fabricação de antibióticos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.