Tutoriais ensinavam como usar o mouse na década de 80

 Confira como as pessoas faziam para usar a nova ferramenta do desktop e veja a forma como os vídeos explicativos eram apresentados aos usuários.

Você sabe que o computador nem sempre foi da forma que conhecemos hoje. Mas você sabia que o mouse não existiu por muitos anos? Muita gente precisou aprender a usar essa “nova” peça em meados dos anos 80, quando o Macintosh 128K foi lançado e essa versão mais moderna do computador (que também incluía uma interface gráfica do usuário, apelidado de GUI) ganhou o mercado de massa.


As pessoas ainda não apresentavam coordenação motora devidamente moldada para realizar os movimentos necessários do mouse e, por isso, a empresa começou a lançar tutoriais. Um dos mais famosos, do ano de 1984, se chamava Tour Guiado do Macintosh e vinha em disquete, com uma fita cassete e áudio sincronizado.
A intenção, como você poderá conferir na galeria abaixo, era ensinar aos usuários as funções básicas do mouse. Por meio de uma espécie de jogo, as pessoas aprendiam a apontar, clicar e a arrastar objetos gráficos pela tela do computador com seus mouses nada modernos. Veja:
Você ainda pode ouvir como eram as instruções da fita cassete neste vídeo (com áudio em inglês) passo a passo:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.